segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pobreza política

Não costumo escrever minhas opiniões políticas aqui no Insônia. Até porque esse não é o tema que ronda a minha mente quando não consigo dormir. Mas, sinceramente, algumas questões estão perto de me tirarem o sono. Não agora, porém em um futuro não tão longe assim. Bom, só vim aqui reproduzir uma frase que li em um texto de Leonardo Boff, no Blog do Noblat. Não gostei de muita coisa que ele escreveu na versão completa, mesmo assim essa frase me deixou muito pensativa e por isso lhes apresento:

"Pobreza política é o pobre não saber as razões de sua pobreza, é acreditar que os poblemas dos pobres podem ser resolvidos sem os pobres, só pelo assistencialismo estatal ou pelo clientelismo populista"

Pronto! Tá aí. Como disse um amigo meu: "O povo hoje não entende que Educação é mais importante do que ter crédito para comprar uma geladeira duplex frost-free". Triste! Se continuarmos assim, vai ser fácil para qualquer governo, de qualquer partido, implantar a Polícia das Ideias. Não conhece? Então dá uma olhadinha na obra fictícia (porém muito real), "1984", de George Orwell.

Nenhum comentário: