domingo, 5 de julho de 2009

Diploma de jornalista


Hello,

Neste domingo semi-nublado, nada melhor do que trazer à baila um assunto que foi nebuloso para muita gente: A VOTAÇÃO DO STF PELA NÃO OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISMO!!!!!

Sei que pode parecer não-factual esse assunto, mas para mim ele vai estar sempre em pauta. E tenho certeza que para os meus colegas jornalistas-diplomados também.

Não que a decisão vá mudar algo de fato, porque eu acredito no bom senso das grandes empresas, mas essa atitude foi totalmente retrógrada e só provou a falta de conhecimento dos ministros para com a profissão. Enquanto outros países querem regulamentar a profissão, o STF, do caro Gilmar Mendes, vai lá e dá um pulo para trás. Estive no Newseum (Museu da Notícia), em Washington DC, agora em junho, e lá, o Brasil não estava muito bem conceituado no quesito liberdade de imprensa (prometo detalhar isso em outro post). Mas, um dos pontos positivos do Brasil era: “o país exige o diploma de jornalismo para exercer a profissão”. Quer dizer, vamos ficar com a imagem ainda pior com essa patética votação.

Bom, esta semana o caro colega de redação Frank, me enviou o seguinte texto: “O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para tornar obrigatório o diploma para a profissão de jornalista. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia declarado nula, no mês passado, a exigência prevista em um decreto-lei de 17 de outubro de 1969. As informações são da Agência Senado.

A proposta, contudo, permite que pessoas sem diploma possam colaborar com textos ou artigos e que jornalistas que já atuavam sem formação universitária, antes da edição do decreto, continuem na profissão. Esses jornalistas, contudo, precisariam de um registro regular. O decreto-lei já previa a existência de colaboradores, que deveriam se restringir a um terço das contratações da empresa.


É bom saber que ainda existe algum abençoado que se interessa pela nossa profissão e que, mais do que os ministros, entende que direito de publicar e ter o direito de ser jornalista, é diferente. Gente, INFORMAÇÃO É COISA SÉRIA. Não podemos deixar que qualquer pseudo-jornalista informe a nação. Vamos lembrar esse nome: Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
Mais políticos poderiam aderir à causa...


Enquanto isso...fica a melô do diploma de jornalismo: “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.
Foto: Olha que gracinha o Gigi

Nenhum comentário: