terça-feira, 14 de julho de 2009


Newseum,Washington DC
Museu da notícia. Abriu faz um ano. Visitei na minha última ida à Capital Americana, em junho passado (2009). Quem tiver a oportunidade de conhecer, vale a pena. A entrada custa 2o doletas. Preço que você não vai encontrar nos demais museus da City. Sim!! Washington DC tem centenas de museus espetaculares e tudo FREE! Sério, é bom demais. Gente, eu já fui muitas vezes pra lá, morei seis meses inclusive. Mesmo assim, não visitei todos. Existem os museus chatinhos, aqueles mais sérios; mas também tem os interativos, como o Newseum. Porém se prepare: gastei 5 horas dentro do museu! E fiquei sem ver coisa. São muitos vídeos, muita informação pra ler, muita história, muita foto. É suuuper jóinha.
O site do museu é esse aí: http://www.newseum.org/
IMPORTANTE: Não deixe de ir na parte que tem um mapa em que os países se dividem em verde, amarelo e vermelho. As cores indicam o grau de liberdade de imprensa in each country.
Verde - livre
Amarelo - parte livre
Vermelho - não é livre
*O Brasil????? Vixxxx, infelizmente é amarelo, ou seja, parte livre!
A justificativa:
-Muitos anos de ditadura e a recente redemocratização em 84
-Monopólio
-Mídia muito atrelada ao poder público
Parafraseando: "Despite important advances since the return of democracy in 84, freedom of expression in Brazil continues to face significant obstacles"
"Pose problems for the press through cases of prior censorship"
Na América do Sul, os únicos considerados livres são Chile e Uruguai. A Venezuela, claro e óbvio ululante, é vermelho. EUA é free. Você duvidaria??!?! hehe
Ahhh, e tem uma foto do Tim Lopes também..em homenagem aos jornalistas que morreram no exercício da profissão.
Tem um cineminha 3D no final de tudo. Me senti na Disney. Hahaha
Atenção: Cara, na boa.. Se alguém for pra DC, vai no Holocaust Museum também. Tá entre os hottest. Mas não chorem. Algumas partes são bem tristes.
Vou parar por aqui, pois preciso dormir. São muitos museus pra relatar aqui. But, amanhã tem labuta! Essa INSÔNIA is going to kill me!
Boa Noite! Vou contar museuzinho pra ver se durmo.

Um comentário:

Aline Cabral Vaz disse...

Blogueira! li tudinho e coloquei link no meu. bj!