domingo, 12 de julho de 2009

Nova regra

Boa noite,

Ontem no meu texto escrevi "idéia" com acento, enquanto a forma correta de acordo com a nova regra ortográfica é "ideia". É difícil de se acostumar com a ideia de escrever ideia, assembleia, plateia, apoia e etc... sem acento. Mas, temos de nos acostumar. Afinal, escrever corretamente é fundamental. Na verdade não chega a ser errado por enquanto. Temos até 2012 para nos adequarmos às mudanças. E a palavra ideia, é a que me parece mais estranha sem acento. But, regra é regra.

Uma das boas mudanças da reforma foi a aniquilação dos tremas. Ô coisinha inútil. Agora, thank God, a gente pode escrever frequência, sem os chatinhos dois pontinhos em cima do 'u'. Muito bom! Agora, algumas coisas ficaram muito complicadinhas de pegar. A regra dos hífens, por exemplo. Mão de obra sem hífen?!?! Complicado. E antissocial, que agora é junto e dobrou o 's'?!?!Bizarro! Ou ainda o para do verbo parar. Perdeu o acento agudo...agora entre preposição e verbo não existe mais diferença alguma.

Bom, uma das justificativas da nova regra é igualar os países de língua portuguesa. Bom, será que daqui um tempo estaremos falando gajo?!?! It's hard to say. What can we do? Humble citizens?!?!

See ya!

Nenhum comentário: